Loja1 - 43 3274-6078 | Loja2 43 3152-6078 contato@lojaarenito.com.br
5 dicas para reforma de apartamentos pequenos

Em apartamentos pequenos, cada detalhe importa. Todo o espaço disponível deve ser aproveitado ao máximo, e da maneira mais inteligente possível, para não causar a sensação de desordem e claustrofobia. Por isso, separamos cinco dicas para você não errar na reforma (ou até mesmo na decoração) do seu apartamento pequeno.

 

Definir as prioridades

Ao se deparar com pouco espaço, você precisa definir quais são as prioridades. Nem sempre a planta original do apartamento traz o desenho que melhor aproveita o espaço disponível, especialmente quando se considera o dia a dia dos moradores – que são múltiplas, e cada um tem uma demanda e um ritmo de vida diferente. Por isso, muitas vezes a mudança de portas, paredes e até de todo um ambiente pode ser necessária. E o que vai ajudar a decidir isso são as prioridades do morador, de acordo com o estilo de vida e as faltas sentidas no cotidiano.

 

Aproveitamento vertical

Em primeiro lugar, ambientes pequenos pedem soluções verticais. Prateleiras, móveis altos, até mesmo mezaninos podem trazer soluções para o ambiente. Nos quartos, as camas podem ser suspensas para, na parte de baixo, haver espaço aproveitável – com uma escrivaninha que serve de home office, por exemplo. Estantes, armários e prateleiras ajudam a aproveitar, nas paredes, um espaço indisponível no chão. Afinal, um dos grandes motivos para a desorganização é a falta de área para dispor e guardar os objetos, e isso é um dos problemas de apartamentos pequenos.

 

Portas de correr

As portas podem gerar confusão em um ambiente muito pequeno, até mesmo impedir que sejam feitos certos arranjos na decoração, já que elas precisam sempre de um espaço livre para abrir e fechar. As portas de correr são uma solução extremamente simples e viável para esse problema, permitindo que haja mais espaço para móveis ou até mesmo circulação. Além das portas de correr, outra opção são as portas camarão. Elas podem ser uma alternativa às portas de correr nos casos em que for importante liberar todo o espaço de abertura da porta; as portas de correr muitas vezes são instaladas em duas folhas, liberando apenas uma metade por vez.

 

Móveis multifuncionais

Bancos que são gaveteiros, estantes que atendem a dois cômodos diferentes, sofás que são camas, camas que são baús. As opções são praticamente ilimitadas, e ajudam bastante a otimizar espaço em ambientes pequenos, onde é muito mais fácil criar a sensação de bagunça e desordem. Além disso, uma dica extra: armários com portas de vidro contribuem ainda mais para criar a sensação de espaço, já que aumentam a profundidade e alcance da visão.

 

Integrar ambientes

Uma das melhores maneiras de aumentar a sensação de amplitude é integrar os ambientes, isto é, remover as divisões entre os cômodos. A maneira mais eficaz de fazer isso é através dos revestimentos: um mesmo revestimento para vários ambientes promove a sensação de continuidade, ampliando a visão. Assim, a mesma área pode parecer muito maior. As paredes em excesso também deixam o espaço ainda menor, então eliminar algumas paredes estrategicamente pode ser uma das muitas soluções para o seu apartamento – sempre checando as possibilidades na planta, é claro. A integração também pode ser feita utilizando cores idênticas ou análogas (de acordo com o círculo cromático, que explicamos nesta outra matéria aqui.

 

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.

Aqui na Arenito você encontra as melhores opções de acabamentos para a sua reforma e construção.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *