A lista é grande. Parece que sempre existe um novo estilo, uma nova tendência. Muitas pessoas têm dificuldade de definir qual é o próprio estilo de decoração. Mas conhecer um pouco sobre cada estilo pode ajudar a decidir o que você gosta e o que não gosta – e, talvez, misturar elementos de cada estilo maneira única seja o mais interessante. Confira abaixo os 5 mais interessantes e populares que encontramos.
Minimalismo
O famoso “menos é mais”, de que a gente sempre ouviu falar. Linhas simples, paleta de cores sóbria e neutra e sem excessos. As cores mais fortes, dentro desse estilo, são utilizadas mais para dar algum realce – por isso, são usadas pontualmente. Também é conhecida por ser quase sinônimo de funcional. Bastante luminosidade, conforto, simplicidade e foco no essencial, tornam o minimalismo uma estética atemporal.
Industrial
Esse estilo bombou no Instagram e Pinterest nos últimos anos. E é exatamente o que o nome sugere: o estilo busca inspiração em armazéns, galpões e outros ambientes urbanos. A palavra que define o industrial é crueza, rusticidade. Por isso, a estética é repleta de tijolos expostos, estruturas e encanamentos à mostra, aparente falta de acabamento. As cores são mais sóbrias e até sombrias – cinza, preto, verde escuro, azul marinho. O uso e materiais primários, como madeira e metal, dão a tônica do estilo. Paredes e chão de cimento queimado também são bastante populares.
Escandinavo
Esse estilo lembra bastante o minimalismo – e poderíamos dizer que é uma espécie de ramificação dessa estética. É um estilo desenvolvido nos países nórdicos – Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia –, que reflete bastante a cultura, o estilo de vida e a visão e mundo nesses países. Mas é tão interessante e bonito que ganhou o mundo e vem sendo adaptado de diferentes formas. A base do estilo escandinavo é a paleta de cores simples e clara para aproveitar o máximo a luz natural, devido à escassez – no inverno, a luz do sol é realmente bastante rara por lá. Mas, além disso, usa-se bastante madeira e fibras naturais. As cores mais vibrantes são usadas pontualmente – muitas vezes, em quadros ou objetos de arte.
Moderno
O estilo moderno é um termo amplo que se refere a uma decoração sóbria, com linhas retas e paleta de cores simples. É uma visão de decoração que se se iniciou no século XIX e se consolidou no século XX, e enfatiza um estilo de vida sem desordem e confusão. Usa bastante vidro, concreto e aço, forma abstratas, cores blocadas, linhas simples e retas, janelas grande e cores primárias para dar destaques.
Contemporâneo
Apesar de ser confundido com o moderno, até por ser uma extensão dele, possui características que o distinguem. O estilo contemporâneo incorpora os elementos resultantes da revolução digital, da era da informação e até do ambientalismo. Em outras palavras, reflete todas as questões que são importantes para o mundo nesse início de século. Mas é também um estilo que incorpora vários outros de maneira livre. As estruturas expostas do industrial, a simplicidade do minimalismo, a luz abundante do estilo moderno e escandinavo podem aparecer aqui de forma integrada. Outra característica são as plantas abertas – espaços abertos, sem muitas paredes divisórias.
Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.
Aqui na Arenito você encontra as melhores opções de acabamentos para a sua reforma e construção.
Fontes imagens:
Escandinavo:
https://www.talesbytrees.com/brief-history-nordic-design/
Moderno e contemporâneo:
https://www.decorilla.com/online-decorating/modern-vs-contemporary-interior-design-style/
Minimalismo:
https://homeinawe.com/5-key-principles-to-minimalist-interior-design/
https://www.architectureartdesigns.com/19-astounding-japanese-interior-designs-with-minimalist-charm/