Também chamado de “estilo moderno”, o Art Déco foi um movimento nas artes decorativas e na arquitetura originado nos anos 1920 e popularizado largamente pela Europa e Estados Unidos na década de 1930.
O nome do movimento vem de Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, que aconteceu em Paris em 1925. Foi lá que o estilo foi exibido pela primeira vez. O design Art Déco representava o modernismo transformado em moda. Todos os itens criados tinham a intenção de simbolizar a riqueza e sofisticação.
Características
As características mais marcantes do estilo eram formas simples e limpas, geralmente com linhas fluidas. Também usava muito formas geométricas ou outros formatos estilizados, e materiais de luxo que misturavam substâncias artificiais, feitas pelo homem, como plástico e ferrocimento, e materiais naturais, como pedras e metais preciosos.
Embora raramente fossem produzidos em massa, as características do estilo representavam uma espécie de admiraçao pela modernidade, principalmente fazendo referência às máquinas. É delas que derivam preceitos como simplicidade, simetria, e repetição de elementos – elemento importantíssimo, que se refletirá nas padronagens características do estilo.
As influências para o surgimento do Art Déco foram o Art Nouveau, a Bauhaus, o Cubismo e o Ballet Russes. As ideias decorativas vieram de povos indígenas americanos, egípcios, Antiguidade Clássica e também da natureza. O Chrysler Building, projetado por William Van Alen, e o Empire State Building, projetado por Shreve, Lamb & Harmon, são os prédios mais icônicos do estilo.
Embora o estilo tenha perdido a popularidade durante a II Guerra Mundial, foi resgatado nos anos 1960 e ainda hoje continua sendo uma fonte de inspiração para a decoração, moda e design de jóias.
Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.
Aqui na Arenito você encontra as melhores opções de acabamentos para a sua reforma e construção.