Quase não é exagero dizer que os espelhos são mágicos. Eles ajudam a ampliar o ambiente, deixá-lo mais iluminado, elegante, sofisticado e moderno. Mas cada tipo de espelho pode conferir uma característica diferente ao seu ambiente. Se você não sabe como usá-los, o post de hoje é para você.
Como o espelho é feito?
O espelho comum nada mais é que uma placa de vidro extremamente plana que recebe, após diversas outras etapas, um banho de nitrato de prata. O mesmo ocorre no caso dos espelhos de acrílico ou poliestireno. A reflexão do espelho se dá pelo efeito da prata! Para proteger essa camada de prata, o processo final na produção dos espelhos é a aplicação de uma camada de tinta na parte de trás.
Por que as bordas do espelho ficam manchadas?
As manchas acontecem em decorrência da oxidação da prata. Geralmente, as manchas começam a aparecer quando a tinta protetora começa a lascar – o que ocorre principalmente pela borda.
Por que os espelhos distorcem a imagem?
No caso dos espelhos de vidro, de maneira geral, a distorção tem relação com a espessura das peças. Quanto mais finas, maior a probabilidade de apresentarem distorções. Espelhos de acrílico ou poliestireno são mais maleáveis e flexíveis, por isso tendem a apresentar mais distorções. Caso você opte por um espelho feito de um desses dois materiais, o ideal é que você escolha um espelho menor. Isso diminui a possibilidade de você perceber a distorção da imagem.
Como escolher um espelho?
1- A primeira coisa que você deve considerar é o efeito que deseja dar ao ambiente. Entre outras coisas, o espelho pode ser funcional, pode ampliar o espaço, trazer mais iluminação, pode ter o efeito de duplicação e continuidade. Ou seja, o espelho pode ter a função básica, como é o caso de banheiros ou closets. Espelhos fumê ou bronze não funcionam, já que são escuros e esses ambientes precisam de um espelho com maior reflexão e com uma imagem mais confiável. O espelho também pode ter uma função decorativa, ajudando a compor o ambiente – refletindo plantas, revestimentos, texturas, ampliando o espaço, refletindo a luz ou dando ambiência.
2- Em seguida, você deve considerar os diversos modos como eles são apresentados. Podem ter moldura ou não, ter a borda bisotada (chanfrada) ou lapidada (reta). A moldura tem a aparência clássica, ao passo que espelhos sem moldura têm um ar mais moderno. A borda chanfrada é bastante elegante, mas a borda lapidada tende a dar mais resistência.
3- Por fim, qual o formato de espelho mais indicado para o seu espaço? Isso depende do efeito e da função que você deseja dar a ele. O espelho pode ser quadrado, retangular, oval, redondo, pode chegar até o teto, pode ser usado em composições. O retangular é o mais versátil, pois funciona para diversas aplicações.
Como fixar meu espelho?
Existem basicamente três maneiras de dispor seu espelho no local desejado. Podem ser parafusados, colados com silicone ou simplesmente ser apoiados na parede. Caso o seu espelho possua suportes, o procedimento é igual à fixação de quadros. Espelhos furados podem ser instalados com a ajuda de botões com rosca. Os espelhos apoiados precisam de moldura, e aconselhamos você a escolher uma moldura que não carregue demais o ambiente.
Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.
Aqui na Arenito você encontra as melhores opções de acabamentos para a sua reforma e construção.