Você está querendo construir ou reformar e tem interesse em contratar um arquiteto para fazer o projeto, mas não tem muita certeza do que esperar, ou como será cobrado? Existem diversas formas de cobrar pelo projeto, e cada arquiteto tem liberdade de cobrar da maneira que achar melhor.
Não existe um método correto ou mais justo. O profissional cobra da maneira que entende como razoável, mas deve sempre levar em consideração ambas as partes: não pode prejudicar nem o cliente nem a si mesmo. Por isso, separamos os métodos mais utilizados para te ajudar a ter mais capacidade de negociação.
Tabela
Existem diversas tabelas de honorários disponíveis – inclusive a fornecida pela CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Essas tabelas levam consideração diversas variáveis e é um referencial, mas acaba igualando o valor do trabalho de arquitetos iniciantes e extremamente experientes.
Porcentagem
No exterior, é o método mais comum. Para calcular o valor do projeto, o arquiteto estima o valor do projeto e o grau de dificuldade de realização da obra. Os valores podem variar entre 3% e 12% do valor total da obra, dependendo do porte da obra: a porcentagem diminui quanto maior for a obra.
Metro quadrado
É o método mais utilizado pelos arquitetos aqui no Brasil, especialmente os que estão iniciando a carreira. Algumas variáveis entram no cálculo, como a região ou o preço de mercado, isto é, o preço utilizado pelos outros arquitetos. Além disso, é mais comum em projetos mais simples e de pequeno porte.
Hora
Este método de precificar um projeto leva em consideração a complexidade de cada obra. O arquiteto estima quanto tempo será gasto baseado em cada obra; assim, um projeto menor e mais simples pode ser bem mais barato que um projeto mais complexo. Além disso, a hora do profissional se baseia também em seus custos mensais e experiência.
Dicas extras
Recomendamos que você faça orçamentos com pelo menos 3 profissionais diferentes, comparando todos os itens incluídos em cada projeto. Somente dessa forma você poderá ter mais capacidade para decidir qual realmente vale a pena. Também recomendamos que você atente para a atenção que o profissional dá às suas vontades e desejos, e também à sua situação financeira. É muito importante que o arquiteto seja parceiro e que busque fazer o melhor com o que é possível.
Além disso, busque conhecer o trabalho do profissional ou do escritório nas redes sociais, busque comentários e avaliações. É muito importante conhecer o portfólio do profissional que você está contratando. Não leve em consideração apenas o preço, e sempre duvide de valores muito baixos.
Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.
Aqui na Arenito você encontra as melhores opções de acabamentos para a sua reforma e construção.