Loja1 - 43 3274-6078 | Loja2 43 3152-6078 contato@lojaarenito.com.br
Como escolher cortinas?

As cortinas podem embelezar um ambiente, fazendo parte da decoração. Mas será que é só isso? Na verdade, as cortinas podem servir para diversos propósitos, dependendo de qual a necessidade para o ambiente. A variedade é imensa, tanto de cores como de tecidos, tipos de pregas e de fixação. Por isso, é preciso um bom planejamento para escolher as cortinas certas para sua casa.

 

Funções das cortinas

Além da mera decoração e criação de ambiência, as cortinas podem servir para isolamento acústico, para proteger seus móveis, estofados e pisos do sol (que causam desbotamento), para proporcionar privacidade (especialmente em apartamentos), para deixar a luminosidade mais difusa (com cortinas convencionais de tecido, como aquelas feitas de voal) ou bloquear totalmente a luminosidade (com blackouts), por exemplo. Além disso, podem servir como divisórias também.

 

Varão ou trilho?

Os varões costumam ficar expostos, sem um cortineiro (que são aqueles vãos no gesso para esconder os trilhos). Por isso, é importante que o varão seja escolhido com cuidado para combinar com a decoração do restante do ambiente. Mas as cortinas com varão possuem algumas facilidades: é muito mais fácil retirar a cortina para lavar, por exemplo, e recolocá-la; além disso, é bastante fácil encontrar cortinas prontas, o que diminui os gastos e ajuda na escolha. Já as cortinas com trilho são geralmente escondidas pelos cortineiros ou pelos bandôs, e não é tão comum encontrar cortinas prontas. Apesar disso, as cortinas com trilho têm um charme especial e uma delicadeza maior.

 

Persianas?

As persianas são ótimas opções para as janelas que não possuem cortineiro, como alternativa às cortinas com varão. Elas dão um ar mais moderno para o ambiente, e são extremamente versáteis: podem ser utilizadas em quarto de criança até em escritórios. Existem diversos tipos de persianas, sendo que as mais comuns são a rolô (lisa), a romana (com varetas horizontais que criam camadas na cortina), as horizontais (com várias lâminas estreitas que se estendem na horizontal) ou vertical (com lâminas na vertical).

 

Blackout

Antigamente, o blackout era conhecido por estragar um pouco a decoração, pois era feito com um tecido de plástico. Uma solução comum era instalar duas cortinas: o blackout e uma cortina decorativa por cima. Muitas pessoas ainda acreditam que os blackouts se resumem a isso, mas não é verdade. Praticamente qualquer tecido de cortina possui uma versão blackout, com uma cobertura na parte traseira que impede a passagem de luz. Por isso, a variedade é imensa.

 

Medidas

Existem algumas medidas que servem para orientar a escolha e instalação de cortinas para obter delas o melhor resultado. Nas laterais, é importante que a cortina ultrapasse a janela em 15 a 20 cm. Isso ajuda a cobrir toda a luz. No comprimento, o mais indicado é que a cortina chegue até o chão – seja tocando o chão ou alguns poucos centímetros acima dele. Mas não deixe a cortina ficar muito maior, tocando o chão: além da sujeira, pode causar acidentes.

Na parte de cima, o recomendado é que a cortina chegue até o teto – ou o mais próximo disso, no caso das cortinas com varão, que não podem ser instaladas rentes ao teto. Isso ajuda a dar a sensação de que o ambiente é mais alto. O contrário também é verdadeiro: cortinas muito próximas da borda de cima da janela podem dar a sensação de que o pé direito é mais baixo.

 

E a cor?

Na dúvida, escolha cores neutras e claras. Mas não se engane: o branco pode não ser a cor mais indicada. Isso porque, como as paredes não costumam ser exatamente brancas, as cortinas brancas não se integram ao ambiente e podem dar uma certa “dureza” ao ambiente. Além disso, cortinas brancas revelam a sujeira com muito mais rapidez e facilidade – já que as cortinas retém a poeira e poluição do ar. Por isso, uma escolha melhor seria uma cor suave, mas não o branco. Mas também é possível compor com as cores da decoração, apenas tome cuidado porque cortinas muito escuras podem dar a sensação de que o ambiente é menor.

 

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.

Aqui na Arenito você encontra as melhores opções de acabamentos para a sua reforma e construção.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *