Durante uma obra, especialmente na construção de uma casa, há diversas escolhas e decisões que precisam ser tomadas – muitas delas, coisas que você jamais havia imaginado que teria que decidir. O vaso sanitário é uma delas: afinal, há alguma diferença entre eles? Não são todos a mesma coisa, só escolher a cor e o desenho?
Caixa acoplada ou válvula hydra?
O modelo de válvula hydra possui um encanamento embutido na parede, ligado diretamente à rede hidráulica. Por esse motivo, a descarga costuma ter maior pressão. Uma das maiores vantagens desse tipo de válvula é que sempre haverá fluxo de água, sem necessidade de esperar, como é o caso da caixa acoplada. Outra vantagem é ser mais discreto, já que, além de interferir na estética do ambiente, a caixa acoplada também ocupa mais espaço.
Mas as desvantagens também existem. O consumo de água pode ser bem maior com esse tipo de válvula, já que há sempre grande pressão de água. As válvulas mais antigas chegavam a consumir 14 litros por descarga – mas hoje em dia há válvulas bem mais econômicas. Por fim, a maior desvantagem é a manutenção, pois, dependendo do problema, é necessário quebrar a parede.
O modelo com caixa acoplada possui um volume de água padrão, o que deixa todas as descargas iguais. Por não estar diretamente ligada à rede hidráulica, o consumo de água é limitado, e a manutenção desse tipo de vaso é bem mais simples.
No entanto, o preço da bacia sanitária com a caixa acoplada é maior. Isso acaba sendo compensado no final, já que a instalação do modelo com válvula hydra costuma ser mais complexo e caro, mas muitas vezes esse detalhe não é levado em consideração.
Uma desvantagem desse tipo de vaso é que a pressão da válvula costuma ser menor, além do tempo de espera até a caixa encher. Mas a economia de água pode compensar essas pequenas desvantagens.
Furos de lavagem
Um dos aspectos mais importantes na escolha do vaso são os furos, mas são os mais negligenciados. Esses furos ficam na borda interna dos vasos, e existem diversos tipos e funções diferentes. Os modelos mais econômicos possuem um sistema simples, com abertura em toda a lateral. Esses modelos consomem muita água e o desempenho desse sistema não é o melhor.
Há também os modelos com furos, que ajudam a fazer a lavagem da bacia e a empurrar os dejetos em direção à tubulação. É importante observar se há furos maiores ou um furo no fundo do vaso, chamado de jato auxiliar. Esses furos indicam a maior qualidade do vaso.
Importante: por mais que o vaso sanitário tenha um bom desempenho e alta qualidade, é importante ter cuidado no uso diário. Evite jogar papel, cabelo e outros objetos que possam entupir a tubulação.
Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.
Aqui na Arenito você encontra as melhores opções de acabamentos para a sua reforma e construção.