Para quem busca uma alternativa à cal hidratada, saiba que já existem aditivos específicos para substituir o produto, o detergente não é um deles.
Na internet não faltam vídeos de pessoas dizendo que o detergente de cozinha pode substituir a cal hidratada, pensando nisso separamos alguns pontos para você repensar o uso de detergente.
Cal hidratada
A cal retém água em suas partículas melhorando o rendimento e desempenho do cimento, ele evita a desidratação precoce das partículas, o que consequentemente evita fissuras a curto e longo prazo.
Suas partículas minúsculas se misturam com a água presente na argamassa, diminui o atrito entre componentes, facilita o manuseio da massa e traz boa aparência ao acabamento.
O grande rendimento e a flexibilidade de argamassas que utilizam cal em sua composição, ajudam na economia da sua obra.
Detergente
Diferente da cal, as moléculas do detergente não retêm água, consequentemente a desidratação precoce do cimento pode trazer as temidas fissuras.
Ele não proporciona uma melhoria no rendimento. O volume de agregados e aglomerantes será o mesmo, enquanto a cal aumenta o volume consideravelmente.
A única semelhança entre eles é a diminuição do atrito. O detergente ajuda na mistura molecular dos componentes, gerando assim, a facilidade de manuseio e boa aparência no acabamento. Sempre lembrando que devido a não retenção de água, o produto traz mais riscos à aparência da obra.
Trocar um produto não normalizado e inferior ao utilizado anteriormente pode colocar em risco a segurança da sua construção. Portanto, se você pretende substituir a cal, busque produtos específicos que te trarão um resultado equivalente ou superior.
A Arenito sempre pensa no melhor para sua obra, venha construir seus sonhos com a gente!
Fique de olho em nossos posts semanais e não perca as tendências para construção e decoração que elaboramos pra você.
Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.