A paleta de cores é um conjunto de cores selecionadas de modo a transmitir harmonia e equilíbrio, além de ser um dos elementos cruciais na construção da identidade visual. As cores influenciam nossa percepção do espaço, além de direcionar a maneira como nos sentimos dentro dele. Mas como construir uma boa paleta de cores?
O primeiro passo para construir uma paleta de cores harmônica e consistente é utilizar um círculo cromático. Você pode encontrar facilmente diversos círculos cromáticos em uma pesquisa rápida pela internet, mas todos seguem os mesmos princípios.
Mas o que é o círculo cromático?
Ele é composto basicamente de 12 cores, mas é regido pelas três cores primárias: azul, vermelho e amarelo. É a partir da combinação dessas cores que todas as outras são criadas. Por exemplo, azul com amarelo gera o verde; amarelo com vermelho, laranja; azul com vermelho, violeta. Essas são as cores secundárias. Combinando as cores secundárias com as primárias, obtêm-se as cores terciárias, e assim por diante.
Cores quentes e frias
As cores são divididas em quentes e frias. As cores quentes remetem ao fogo, à sensualidade, ao calor, e transmitem a sensação de vitalidade, vivacidade e intensidade. As cores frias, por outro lado, remetem à água, rochas, gelo e elementos similares, e transmitem a sensação de sobriedade e tranquilidade.
Cada ambiente pede um tipo de sensação, e as cores devem ser escolhidas estrategicamente pensando nisso. O quarto, por exemplo, pede tranquilidade e equilíbrio, por isso as cores frias são mais recomendadas. Em locais mais dinâmicos, que precisam ser estimulantes, as cores quentes são mais recomendadas. Contudo, essas definições são apenas referências, e podem (e devem) ser usadas livremente, dependendo da intenção e do projeto.
Cores análogas e complementares
Existem basicamente duas maneiras de combinar as cores: com as cores análogas e com as cores complementares. As cores análogas são aquelas que ficam lado a lado no círculo cromático; já as cores complementares ficam opostas no círculo.
As cores análogas são uma escolha mais segura, e costumam chegar em combinações bastante elegantes, criando tom sobre tom. Recomendamos que as cores claras sejam utilizadas com mais abundância, deixando as cores mais fortes para detalhes e para dar destaque. Outra opção é criar uma decoração monocromática, ou seja, utilizar apenas uma cor e suas variações. O resultado é bastante bonito, sóbrio e sofisticado.
Para quem acha a monocromia ou as cores análogas monótonas, o ideal é utilizar o contraste das cores complementares. Apesar de serem cores opostas no círculo cromático, elas se realçam, e o contraste vai muito bem.
Tríade ou quadrados
Outra maneira de criar uma paleta de cores é a partir da tríade. Seria o equivalente a fazer a escolha das cores de forma triangular. As três cores devem ser escolhidas pulando três cores entre cada uma. Com o quadrado, pule 2 cores entre cada uma das quatro. São combinações mais desafiadoras, e exigem um pouco mais de elaboração.
Saturação e brilho
Para dar mais nuance e riqueza para a decoração, as cores podem ser utilizadas em diferentes saturações e brilhos. As cores chapadas, puras, são muito fortes e não agradam todos os gostos, nem são a melhor escolha para todos os ambientes.
A saturação se refere ao quão “viva” é uma cor. Quanto menor a saturação, mais próxima do cinza. Quanto maior, mais próxima da matiz. Já o brilho influencia na tonalidade: quanto maior o brilho, mais próxima a cor estará do branco; quanto menor o brilho, mais próxima estará do preto. Esses dois aspectos possibilitam infinitas combinações.
Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.
Aqui na Arenito você encontra as melhores opções de acabamentos para a sua reforma e construção.