“Monocromia” é um dos termos mais incompreendidos na decoração. Uma paleta de cores monocromática pode ser uma das maneiras mais fáceis de criar uma decoração harmônica.
O que é
Paletas de cores monocromáticas são baseadas em uma única cor, com diferentes saturações e brilhos para criar diferenças e camadas.
O que não é
Uma decoração monocromática não significa um ambiente todo em uma única cor sem nenhuma variação. Apesar de “monocromia” se referir a uma única cor, na decoração esse conceito é utilizado de forma mais refinada e não tão literal.
É importante saber alguns termos básicos da Teoria da cor, que dizem respeito a suas propriedades:
1- Cor ou Matiz
É a qualidade que tem a ver com o espectro de luz que é absorvido e refletido por um dado objeto. Em outras palavras, é a própria cor.
2- Valor ou Brilho
É o quão clara ou escura uma cor nos parece, ou a quantidade de luz e de sombra que uma determinada cor possui.
3- Saturação
Refere-se à pureza da cor, sua intensidade. Um vermelho vivo é uma cor com alta saturação. Quando se mistura cinza a essa cor, ela se torna menos viva – ou menos saturada.
Não fica monótono e sobrecarrega o ambiente?
Quando feita com as variações necessárias e corretas, uma decoração monocromática não é nada monótona. “Monótono” significa justamente “um tom”. Evitando isso, evita-se a monotonia! Para não sobrecarregar o ambiente, é preciso escolher com cautela a saturação e o brilho da cor predominante.
Usar variações de uma mesma cor cria um ambiente harmônico e relaxante. Além disso, peças de arte ou de decoração ganham ainda mais destaque.
Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.
Aqui na Arenito você encontra as melhores opções de acabamentos para a sua reforma e construção.