Loja1 - 43 3274-6078 | Loja2 43 3152-6078 contato@lojaarenito.com.br
Como escolher o piso da cozinha?

A cozinha é um dos ambientes mais importantes e utilizados da casa, já que está ligado a algo tão importante quanto a alimentação. As pesquisas indicam que os brasileiros estão cada vez mais indo para a cozinha, tanto no dia a dia quanto para receber amigos. Seja como for, a escolha do piso da cozinha deve refletir seus hábitos e sua decoração, mas também deve levar em consideração a limpeza, a segurança e a durabilidade.

 

Claro ou Escuro?

A cor do piso pode mudar completamente a experiência que se tem dentro do ambiente. O principal é que o piso deve se encaixar no seu projeto. O piso claro é o mais comum para a cozinha, pois transmite a sensação de limpeza, amplitude espacial e equilíbrio, deixando a cozinha mais clara e mais “aberta”. A maioria das pessoas acha isso agradável.

O piso escuro, em contrapartida, transmite a sensação de seriedade, elegância e modernidade. Mas também podem transmitir a sensação de que o ambiente é menor do que realmente é. Por isso, pode funcionar melhor em cozinhas grandes, mais abertas, em que o espaço não seja um problema. E não se engane: piso escuro não esconde sujeira!

 

Limpeza e Segurança

Se você costuma cozinhar com bastante frequência, um dos pontos principais na escolha do piso é a limpeza. Deve ser fácil e prático na hora da limpeza, pois o piso estará em constante contato com água, restos de comida, gordura, além de ser uma área de muito tráfego, o que pode deixar o ambiente mais sujo. Outro ponto importante a se considerar é a segurança: o piso não pode ser escorregadio, pois isso pode causar acidentes.

 

Materiais e Acabamentos

Hoje em dia há diversas opções de materiais e acabamentos, o que aumenta muito as possibilidades para os projetos. Praticamente qualquer tipo de piso pode ser utilizado na cozinha sem quaisquer problemas, desde que sejam seguidas as recomendações dos fabricantes para o melhor uso do produto.

 

Piso Cerâmico ou Porcelanato?

O piso cerâmico é mais acessível que o porcelanato, e funciona bastante bem, é resistente, seguro e durável. Mas é mais poroso que o porcelanato, por isso pode ser mais suscetível a manchas a longo prazo. O porcelanato é bastante impermeável e resistente, e uma das melhores opções para qualquer ambiente, interno ou externo. O único cuidado que se deve ter na cozinha é que o porcelanato não deve ser o polido, pois, além de ser mais escorregadio, pode riscar com o atrito, que é muito comum na cozinha.

 

Pedras: Mármore e Granito

Outra opção bastante elegante para a cozinha são as pedras naturais, como o mármore e o granito. Mas, por serem materiais naturais, são naturalmente bastante porosos, o que significa que absorvem água, gordura e sujeira, e podem manchar com o tempo. Por isso é importante fazer um tratamento para impermeabilizar a pedra. O granito costuma ser mais resistente do que o mármore, menos suscetível a riscos, manchas ou rachaduras. Mas ambos são opções bonitas, elegantes e modernas.

 

Cimento Queimado

Bastante moderno e despojado, o cimento queimado é feito na própria obra e, por isso, tem um custo mais baixo que os outros revestimentos. No entanto, existem algumas ressalvas: pode ser escorregadio quando molhado e pode manchar. Por isso, é importante que seja impermeabilizado, para que não haja perda de qualidade do produto no decorrer do tempo.

 

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.

Aqui na Arenito você encontra as melhores opções de acabamentos para a sua reforma e construção.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *