Loja1 - 43 3274-6078 | Loja2 43 3152-6078 contato@lojaarenito.com.br
Decoração funcional

A reforma é um momento de deixar pra lá os modismos e as convenções que não te servem. É o momento de deixar a sua casa com mais cara de sua, para servir às suas reais necessidades.

Muitas vezes, queremos reproduzir fotos de casas “perfeitas”, mas acaba dando errado. Isso acontece porque 1) a imagem que você gostou foi produzida exclusivamente para ser esteticamente agradável e fotogênica (e não funcional) ou 2) a casa fotografada pertence a alguém com um estilo de vida completamente diferente do seu, com diferentes imperativos e demandas.

É aí que entra a ideia de decoração funcional. Ela é exatamente o que o nome diz: é o tipo de decoração que tenta unir a estética à funcionalidade. Primeiro, leva-se em consideração o dia a dia e o estilo de vida de morador. Só então é que o projeto é elaborado, de modo que fique visualmente agradável e aconchegante, mas que cada elemento escolhido tenha uma utilidade.

 

1 – Não idealize

Essa é a dica principal. É muito importante que você seja muito pé no chão e pense no estilo de vida que você leva – não aquele que você gostaria de ter ou almeja ter um dia. Quando for decorar, não projete uma imagem irreal da sua vida. Pense naquilo que você realmente faz e gosta. Somente assim é possível pensar em uma decoração adequada e que vai te trazer maior bem-estar no cotidiano!

 

2 – Pense cada ambiente

Essa dica é uma extensão da primeira. O que você faz em cada ambiente? O que você acha bom e o que te incomoda em cada um? O que falta para que seu dia a dia fique mais fácil e tranquilo? Algum dos cômodos fica muito bagunçado? Tente refletir um pouco sobre os motivos disso. Você deve pensar nas falhas que você percebeu no dia a dia e buscar soluções que tornariam sua vida mais prática.

 

3 – Menos é mais

Minimalismo é bonito, arejado e traz bem estar. Mas pense em um minimalismo personalizado: qual é o mínimo de que você precisa? Agora é o momento de se ater àquilo que realmente importa. Deixe os móveis e objetos que você usa de verdade. Se você pretende comprar móveis novos, seja objetivo: qual será a sua função real no dia a dia da casa? Controle o impulso de comprar algo somente pela beleza e sem utilidade verdadeira.

 

4 – Multifunções

Principalmente se seu espaço é pequeno, tente otimizá-lo. Prefira móveis que possam ser usados para mais de uma função, levando em consideração também o local ideal para ele. Por exemplo, você pode usar a mesma mesa para fazer todas as suas refeições e também para trabalhar. Mesas retráteis podem funcionar bem. Verticalizar a decoração, ou seja, utilizar as paredes, também pode servir: nichos e prateleiras, se bem usadas, podem ajudar bastante e ainda dar um charme.

 

5 – Limpeza e manutenção

Muitas pessoas nem se lembram disso quando pensam na decoração, o que pode gerar muita frustração. O revestimento é lindo, mas é fácil de limpar? Tapetes felpudos trazem a sensação de aconchego, mas você terá tempo ou disposição para limpá-los? E o sofá dos sonhos, é muito difícil de mover ou é encapado com um tecido que mancha fácil? É importante pensar em todas essas coisas.

 

Bônus – Tempo

Pense no tempo que essas mudanças têm que durar. Geralmente, uma reforma tem que se manter por, pelo menos, 20 anos. Então, escolha materiais de qualidade, que não vão se danificar em 2, 3 anos. É claro que pode sair um pouco mais caro, mas a qualidade é mais importante no longo prazo. E é verdade: o barato, às vezes, sai caro.

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *