A escolha dos revestimentos para sua casa ou apartamento é uma etapa muito importante. Cada ambiente tem um uso diferente, que exige um tipo de revestimento diferente. E você já deve ter ouvido falar que o porcelanato é um dos revestimentos mais bonitos, resistentes e duráveis, além de ter fácil manutenção e limpeza. Mas você sabe como escolher o porcelanato ideal para sua casa?
Porcelanato técnico ou esmaltado?
Porcelanato técnico nada mais é que um porcelanato sem esmalte. Isso faz com que sua cor seja a mesma em todo seu corpo, visível especialmente na lateral das peças. O porcelanato esmaltado recebe uma fina camada de outra cor ou textura.
O porcelanato técnico é ideal para ambientes comerciais, pois são extremamente resistentes a alto tráfego de pessoas diariamente sem sofrer desgaste. Já o porcelanato esmaltado deve ser utilizado somente em locais residenciais justamente por ser mais suscetível a desgaste. Isso não quer dizer que ele não seja resistente, pelo contrário, mas não é o ideal.
Paginação
A paginação de um piso nada mais é que a escolha da disposição das peças na hora da instalação. Isso vai definir o desenho do piso. É extremamente importante ficar atento a esse detalhe, pois pode definir se o resultado será bom ou não. Ela influencia diretamente na quantidade de material.
Na hora de comprar os revestimentos, costuma-se medir a largura pelo comprimento. Assim, define-se a área e quantos metros quadrados de piso serão necessários. Além disso, adiciona-se de 10 a 15% a mais de margem para ajustes ou erros. Mas essa conta nem sempre bate na prática.
Dependendo das dimensões das peças de piso, será necessário fazer muitos cortes e adaptações, deixando-as mais suscetíveis a quebras e rachaduras no processo de instalação. Assim, será preciso comprar mais material do que o previsto. É importante evitar ao máximo essa situação.
O tamanho do piso deve variar de acordo com a área do ambiente. Em ambientes menores, o ideal é utilizar pisos menores. Ambientes maiores exigem peças maiores.
Comum ou retificado?
Esses dois termos se referem ao acabamento do porcelanato. O acabamento retificado permite que o rejunte seja menor, quase invisível. Isso porque as bordas do porcelanato retificado são retas, permitindo a união das peças com maior fluidez e homogeneidade. Isso cria a sensação de ambientes maiores, sem muitas divisões. O acabamento comum possui uma leve curva nas bordas, deixando-o mais evidente e fazendo com que as divisões entre as peças fique mais aparente.
Recapitulando, os três aspectos que você deve observar ao escolher o porcelanato são:
– Ambiente interno ou externo?
– Pouca circulação ou muita?
– Junta maior ou menor?
E lembre-se de escolher sempre bons profissionais e matérias-primas adequadas para cada etapa.
Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.
Aqui na Arenito você encontra as melhores opções de acabamentos para a sua reforma e construção.