O canto alemão é aquele espaço com mesa e banco, geralmente (mas não obrigatoriamente) em formato de “L”. Diz-se que o nome vem dos bares e restaurantes alemães de séculos atrás, que utilizavam essa composição. Além de ser super aconchegante, é uma excelente solução para salas de jantar, cozinhas e varandas pequenas, justamente porque otimiza o espaço. Confira nossas dicas para não errar!
1- Atente para as medidas do banco
O ideal é que bancos e cadeiras tenham uma altura entre 45-50 cm, contando o estofado. Se você optar por mandar fazer o banco de marcenaria, em vez de comprá-lo pronto, não se esqueça de considerar a altura das almofadas que serão colocadas no assento. E a profundidade ideal é de 40 cm – medida entre o encosto e a borda do assento.
2- Encosto e pé
O ideal é que o encosto e o pé do banco tenham uma angulação correta para aumentar o conforto. O encosto não deve ser paralelo à parede, mas ter entre 100º e 105º, que é mais ergonômico e confortável. Para evitar que as pessoas esbarrem os pés toda hora no pé do banco, o ideal é que seja feito um rodapé com altura de 10 cm e um recuo também de 10 cm. A solução para o pé também pode ser mudar a sua angulação, mas isso diminuiria o espaço, importante para a próxima dica.
3- Baú ou gaveteiro
Para utilizar o espaço de maneira ainda mais inteligente, o banco pode ser transformado em um baú. É um ótimo espaço para guardar objetos, louças, panelas, toalhas, enfeites de Natal, entre diversas outras coisas. Nesse caso, o estofado do encosto não pode chegar até o assento: deve ter um espaço para que o tampo possa ser aberto sem dificuldade. Outra opção é fazer gavetas, ao invés de baús, que são menos espaçosas mas bem mais práticas para utilizar no dia a dia.
4- Mesa redonda ou oval
Para melhorar a circulação ao redor da mesa, o ideal é que o formato do tampo da mesa seja redondo ou oval, com base central – como a Saarinen, que tem as características ideais, já que é esguia e seu pé não oferece obstáculo a quem está sentado. Assim, ninguém vai esbarrar os joelhos nos pés da mesa quando se sentar ou se movimentar. Quanto mais a circulação for facilitada, mais agradável vai ser o uso do seu canto alemão.
5- Como decorar?
Para tornar o seu canto alemão ainda mais aconchegante, é importante que você siga o seu estilo. Existem diversas formas de torná-lo mais interessante: um bom estofado, composição de almofadas, cadeiras diferentes. A parede atrás do banco pode ser decorada com algum revestimento, com marcenaria, um grande espelho, entre outras diversas opções. Outra maneira de valorizar o espaço é com uma boa iluminação – luminárias, arandelas, iluminação embutida.
O canto alemão é uma das maneiras mais charmosas de aproveitar bem o seu espaço. O banco ajuda a aumentar o número de lugares à mesa. Por isso, se sua família é grande e seu espaço é limitado, o canto alemão é ideal para você!
Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.
Aqui na Arenito você encontra as melhores opções de acabamentos para a sua reforma e construção.