O peitoril é considerado um detalhe bastante “banal” das obras, e muitas vezes é negligenciado ou feito da maneira incorreta. Isso acarreta problemas no futuro, como infiltrações, que não apenas comprometem a pintura, mas podem gerar trincas, estragar móveis, causar manchas, mofo e outros transtornos. Além de ser um elemento estético, é também muito importante para a integridade do imóvel a médio e longo prazo. Confira nossas dicas!
O que é exatamente um peitoril?
O peitoril é um apoio instalado na base da janela, que serve para dar acabamento na janela e, mais importante que isso, proteger sua casa da entrada de água da chuva. Sua altura geralmente é de 1 metro ou 1,1 metro – exceto no banheiro, onde o peitoril é mais elevado para dar mais privacidade. Mas essa medida é apenas um parâmetro, e é bastante variável dependendo do projeto.
O nome “peitoril” causa certa confusão. Alguns confundem com soleira, outros, com o guarda-corpo. Mas a soleira é aquele elemento que fica no chão, geralmente nas portas, para dividir os pisos. O guarda-corpo, por outro lado, tem a função de proteção em sacadas e outros locais que ofereçam risco. Sobre o guarda-corpo podem ser instaladas cortinas de vidro, que funcionam como janelas, mas que não têm peitoril.
Materiais
O peitoril pode ser feito de vários materiais. A única regra é que deve ser um material resistente à umidade, visto que sua função é proteger a alvenaria da infiltração da água da chuva. O material mais utilizado é o granito, devido a seu ótimo custo-benefício, resistência e beleza. Outros materiais comuns incluem o mármore (que é poroso e menos resistente que o granito, portanto seu uso deve ser pensado cuidadosamente), concreto (que deve ser impermeabilizado), ardósia, cerâmica, PVC, pedras artificiais, aço galvanizado, entre outros.
Alguns cuidados
É importantíssimo que o peitoril tenha uma pingadeira, um dispositivo simples que reforça ainda mais a proteção do peitoril e previne manchas e outros problemas. Em primeiro lugar, o peitoril não deve ficar rente à parede; pelo contrário, deve se projetar em cerca de 3 centímetros para fora da parede. A pingadeira é justamente um corte que se faz na parte de baixo dessa projeção, por todo comprimento, que evita que a água da chuva, por exemplo, escorra até a parede e manche a parede.
Outro cuidado importante é que o peitoril tenha uma inclinação de cerca de 3%, para que não acumule água. Esse detalhe é importante para todos as superfícies que podem acumular água, como os nichos dentro do box, feitos em um vão dentro da parede. Por fim, o peitoril nunca deve ser do tamanho exato da janela, pois isso pode fazer com que sua função não seja realizada totalmente. É preciso fazer um corte na parede de cerca de 1,5 centímetro para encaixar o peitoril. O cuidado que você deve ter é o de vedar os cantos para que não entre água.
Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.
Aqui na Arenito você encontra as melhores opções de acabamentos para a sua reforma e construção.