Loja1 - 43 3274-6078 | Loja2 43 3152-6078 contato@lojaarenito.com.br
Piso sobre piso vale a pena?

Você vem adiando a troca do piso da sua casa ou apartamento pensando no trabalho que vai dar para fazer isso? Além de fazer muita sujeira, não cabe no orçamento? Então talvez a solução para você seja o piso sobre o piso. Acompanhe para saber tudo sobre o assunto!

 

Tirar tudo ou sobrepor?

Você deve avaliar algumas coisas. Se a ideia é economizar, a melhor opção é sobrepor piso sobre piso. Nos dois casos, você vai gastar com argamassa, piso e mão de obra do azulejista. Mas, no caso de remover todo o piso antes, você também vai gastar com mão de obra de demolição, saco para entulho, caçamba e mão de obra para regularizar a superfície que vai receber o novo piso. Por isso, retirar o piso de baixo sempre será mais caro – a argamassa específica para esse serviço, que se chama piso sobre piso, costuma inclusive ser um pouco mais barata que a comum.

 

É uma opção em todos os casos?

Não. É preciso avaliar cada caso para ver se não há peças ocas, soltas, que inviabilizem a sobreposição dos revestimentos. Caso haja muitas peças nessas condições, o mais indicado é retirar todo o revestimento antes de instalar o novo. Assim, você evita descolamentos e outros transtornos que possam vir a ocorrer, e até mesmo a refação do serviço.

 

Apartamentos

Se você mora em apartamento, é importante saber se a laje vai suportar o peso do novo piso. Para isso, você precisa consultar, no manual do proprietário, o peso máximo que a laje suporta por m². Em seguida, você deve conferir o peso do m² do piso (indicado na embalagem) e o peso da argamassa (e qualquer outro material utilizado) e calcular se o peso que será adicionado está dentro do permitido.

 

Portas

Caso você opte por assentar piso sobre piso, é importante garantir a abertura da porta. Na maioria dos casos, é necessário cortá-la para que se adapte à nova altura do piso. A medida vai ser proporcional à mudança – geralmente, cerca de 1 cm ou 1,5 cm. No caso de portas de alumínio, será necessário contratar um serralheiro, pois terão de ser adaptadas também.

 

Desnível

Se você não for aplicar piso sobre piso na casa ou apartamento todo, vai criar um desnível entre os cômodos que receberam e os que não receberam o novo piso. Mas é extremamente simples solucionar esse problema: basta instalar uma soleira ou uma baguete. Os resultados desse acabamento costumam funcionar bem.

 

Na parede: pode?

O piso sobre piso na parede precisa de alguns cuidados extras para que o novo revestimento não se solte. É necessário retirar o esmalte do revestimento antigo para criar aderência com a argamassa e a fixação ficar mais forte e segura. Você pode fazer isso “picotando” a parede ou usando disco de desbaste para concreto.

 

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.

Aqui na Arenito você encontra as melhores opções de acabamentos para a sua reforma e construção.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *