Os rodapés dão acabamento para paredes sem revestimento e as protegem, além de contribuírem para deixar os ambientes mais bonitos, elegantes e, dependendo do modelo e do material, ajudar a compor a decoração. Nem sempre são necessários, mas nada impede que sejam utilizados em qualquer local. Existe uma grande variedade de opções no mercado, por isso listamos os principais tipos e materiais para te ajudar nessa escolha.
Tipos de rodapé
Rodapé convencional: o mais comum, é de fácil instalação e mais baixo custo. É o rodapé que fica sobreposto à parede, permitindo a passagem da fiação sem deixá-la exposta.
Rodapé embutido: é bastante elegante, já que fica rente à parede, mas sua instalação é um pouco mais difícil, já que é necessário “cavar” a parede.
Rodapé invertido: moderno e interessante, o rodapé invertido deve ser planejado desde a construção e pode ganhar mais destaque com a instalação de iluminação em seu vão.
Materiais
MDF: o mais barato e versátil, disponível em diversos modelos, cores e acabamentos. É recomendado para ambientes secos, pois podem estufar com a umidade.
Madeira: mais resistente que o rodapé de MDF, o rodapé de madeira pode ser até utilizado em locais onde há umidade, já que o material pode ser tratado para tolerar água. Mas exige manutenção para manter sua boa aparência, além de tratamento contra cupins.
Pedra: Extremamente resistentes, os rodapés de pedra costumam ser também mais caros. Por serem mais espessos, são indicados para rodapés embutidos.
PVC: Muito resistentes, podem ser utilizados em locais sujeitos à umidade e possuem muitos tipos de acabamento. Possui cavas para a passagem de fiação e é resistente à umidade.
Poliestireno: Feito com material reciclado, é extremamente resistente e ecologicamente correto. Também possui cavas para a passagem de fiação, tornando-o ainda mais vantajoso. Além disso, é um material resistente à água, o que o torna ideal para ambientes como cozinha e banheiros.
Piso: O material mais utilizado para rodapés, são feitos com o mesmo material do piso, que pode ser de cerâmica ou porcelanato. A quantidade de material vai depender das medidas das peças e da altura do rodapé, mas costuma ser de 10% a 15% a mais.
Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.
Aqui na Arenito você encontra as melhores opções de acabamentos para a sua reforma e construção.