Loja1 - 43 3274-6078 | Loja2 43 3152-6078 contato@lojaarenito.com.br
Tudo o que você precisa saber sobre torneiras

Não tem segredo: a torneira é um dispositivo para controlar o fluxo de água na saída de uma tubulação. Mas talvez os detalhes do seu funcionamento não sejam tão óbvios, nem sua importância na decoração. No post de hoje, separamos algumas informações essenciais sobre esse objeto tão importante.

 

Torneira ou misturador?

Antes de tudo, temos que diferenciar torneiras de misturadores. As torneiras têm apenas um único registro e, portanto, dão passagem apenas a um fluxo de água. Elas não permitem que se misture água quente e fria. Já os misturadores têm dois pontos de água, um de água quente e um de água fria. Podem ser duplo comando (dois registros) ou monocomando (apenas um).

Nos misturadores monocomando, o mesmo acionador controla a saída tanto da água quente quanto da água fria. Mas com uma ressalva: para funcionar bem, precisam de uma boa pressão de água. A pressão depende da diferença de altura entre o nível da caixa d’água e o ponto de saída, medida em m.c.a. (metros de coluna d’água). Em casas térreas, por exemplo, a pressão é pequena. Mas o desempenho desses misturadores pode ser melhorado utilizando um pressurizador de água na saída da caixa d’água.

 

De bancada ou de parede?

Dependendo de onde fica a saída do encanamento, as torneiras ou misturadores podem ser instaladas na bancada ou na parede. Se você está reformando e deseja mudar o local de saída, isso é possível. E uma dica: as torneiras de bancada são de muito mais fácil manutenção, então dê preferência a elas.

 

Medidas

No banheiro, altura da torneira depende da cuba. A torneira de bancada tem que ser mais alta que a cuba. A medida ideal é que haja uma distância de 15 cm entre a saída de água e a borda da cuba. Essa medida é ideal para que haja espaço confortável para lavar as mãos, por exemplo. Em cubas que fiquem embaixo da bancada, como as de embutir, a torneira não precisa ser tão alta.

O ponto onde o jato de água cai na cuba deve coincidir com o ralo ou estar a, no máximo, 4 cm de distância. Isso evita que água espirre demais quando você for lavar o rosto, escovar os dentes ou, no caso dos homens, se barbear. E uma medida padrão entre a borda da cuba e o chão é de 90 cm.

Na cozinha, é importante que haja espaço suficiente para lavar os alimentos e louças. Uma distância de pelo menos 30 cm entre o bico da torneira e o ralo é suficiente para lavar panelas maiores e outros objetos que necessitem de mais espaço.

Nas torneiras de cozinha, é comum e recomendado usar arejadores. São pequenas peças instaladas no bico da torneira que, ao misturar ar à água, diminui o volume de água utilizado. Isso ajuda a diminuir o consumo em até 50%.

 

E na decoração?

Os metais são acessórios importantes para completar a decoração dos ambientes. Em primeiro lugar, é importante que você escolha os metais já no início da reforma ou da obra. Com isso definido, será mais fácil escolher os encanamentos corretos (caso seja necessário) e a altura exata dos pontos de água. Se for instalar alguma pedra na bancada, já saberá de antemão onde deverão ser feitos os furos.

O design dos metais precisa combinar com os revestimentos da parede, pisos e bancada. Ou seja, tem que estar em harmonia com o estilo de decoração que você escolheu seguir. Ambientes mais sóbrios, por exemplo, pedem peças com detalhes simples, e pode até ser fosco. Em outros estilos de decoração mais descontraídos, acabamentos com mais detalhes, e até dourados ou rosé gold, podem dar certo. Há uma grande variedade de acabamentos diferentes para escolher.

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *