Loja1 - 43 3274-6078 | Loja2 43 3152-6078 contato@lojaarenito.com.br
Tudo sobre argamassa

A argamassa é um material que está presente em praticamente todas as etapas de qualquer obra: assentamento de tijolo, reboco, contrapiso, colagem de revestimento e de pedras, fachada, entre muitas outras coisas. E é preciso escolher o tipo correto de argamassa para cada aplicação para não ter problemas no futuro. Por isso, hoje daremos dicas preciosas para você não errar!

O que é argamassa?

A argamassa é um material feito, basicamente, de uma mistura de água, areia e cimento. A diferença entre os diferentes tipos está na dosagem entre esses componentes, e, dependendo da necessidade específica, alguns podem conter alguns aditivos para melhorar o desempenho e desempenhar uma certa função. Ela pode tanto ser feita na obra quanto ser adquirida pronta, ensacada. A argamassa pode ser específica para pedras, porcelanato, fachada, piso sobre piso, entre outras.

Argamassa de assentamento e revestimento: Esse tipo de argamassa serve para assentar e juntar os tijolos, sejam eles de cerâmica ou concreto. Ela serve também para fazer o empunhamento da alvenaria, isto é, para fazer a ligação entre as paredes de alvenaria e a estrutura da construção. Isso é importante ser feito para evitar trincas ou fissuras que ocorrem devido aos diferentes coeficientes de dilatação dos materiais.

Esse tipo de argamassa serve para fazer o chapisco, o emboço e o reboco das suas paredes (que, em áreas secas, também pode ser feita de gesso). Ele também serve para nivelar o contrapiso para a aplicação do piso, e ela pode ser projetada.

Argamassa colante

AC 1: Esse tipo de argamassa serve para assentar pisos cerâmicos, especialmente nas áreas internas, sejam áreas secas (quarto, sala) ou molhadas (cozinha, banheiro, lavanderia). Não deve ser utilizada para porcelanato.

AC 2: Esse tipo de argamassa tem mais aderência que a AC 1, e pode ser usada tanto no piso quanto em paredes, em áreas internas ou externas, além de fachadas e piscina de água fria. 

AC 3: Esse tipo de argamassa tem maior aderência que as duas anteriores, e serve para colar peças maiores, mais pesadas e placas grandes. Servem para piscinas com água quente, saunas, e todos os tipos de aplicação anteriores.

Argamassa colante para porcelanato: Existe um tipo de argamassa específica para porcelanato, mas deve ser evitada em locais com muita mudança de temperatura, como áreas externas ou saunas.

Argamassa colante para mármores e granito: Esse tipo de argamassa também serve para assentar, além das pedras, porcelanatos claros de até 60×60 cm.

Piso sobre piso: Esse tipo de argamassa serve para assentar piso cerâmico, porcelanato, pastilhas, entre outros. Não deve ser utilizada em pisos de madeira. Também serve para paredes, mas, nesse caso, é importante fazer uma raspagem ou pequenas incisões que ajudem a aderência da massa e do piso, para evitar o descolamento.

Dicas

– Recomendamos usar cerca de 5 kg de argamassa por m². No caso de fachadas, o cálculo deve ser feito junto ao fabricante ou vendedor, pois, devido às intempéries, é necessário um cuidado maior.

– Faça dupla colagem, isto é, a aplicação de argamassa tanto na superfície quanto no piso. Isso vai dar muito mais segurança e durabilidade, evitando diversos problemas futuros.

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.

Aqui na Arenito você encontra as melhores opções de acabamentos para a sua reforma e construção.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *