Em questão de praticidade, não tem para ninguém: o piso vinílico é o mais prático que existe no mercado. Mas, além de prático, é também muito bonito e versátil, e pode ser adaptado a qualquer ambiente, deixando-o elegante e aconchegante. Mas existem diversas variações desse tipo de piso, o que pode gerar certa dificuldade na hora de escolher. Por isso, separamos várias dicas para te ajudar.
Características principais do piso vinílico
O piso vinílico é feito de PVC (policloreto de vinila), e é hipoalergênico, reciclável e deixa o ambiente extremamente aconchegante. A textura mais conhecida do piso vinílico com certeza é a de madeira. É a mais utilizada como alternativa ao piso de madeira, que é um dos pisos mais adorados. Mas ele não é o único existente. Além dele, existe a textura de mármore e outras pedras, em diversas cores. O piso vinílico está disponível no mercado principalmente em três formatos: manta, régua e placas, sendo que o formato mais utilizado é o de régua, já que têm o formato de tábuas de madeira e possibilita diversos tipos de paginação.
Temperatura
Diferentemente do piso cerâmico ou porcelanato, a temperatura do piso vinílico é agradável aos pés. Isso porque sua temperatura não varia de acordo com a temperatura do ambiente, ou varia pouquíssimo. Desse modo, não será nenhum sacrifício andar descalço em dias frios, e será igualmente agradável para os bebês, especialmente para os que estão engatinhando. E os pets também costumam adorar ficar nesses ambientes.
Sem barulho!
Além disso, o piso vinílico absorve o som de qualquer impacto exercido sobre ele, como o peso dos passos ou da movimentação de móveis, o que é extremamente vantajoso em apartamentos. Mas essa característica também funciona muito bem em casas, especialmente em sobrados.
Ambientes
O piso vinílico pode ser instalado tanto em ambientes comerciais quanto em ambientes domésticos. O único critério importante é que esse material não pode ser encharcado, por isso evite instalá-lo em locais como cozinhas e banheiros, que costumam ser lavados com muita água. Mas não tem problema passar um pano úmido!
Instalação
A instalação dos pisos vinílicos é extremamente simples e prática, e pode, inclusive, ser aplicado sobre outro piso (técnica conhecida como “piso sobre piso”). Neste caso, é preciso que o piso esteja devidamente nivelado, para não haver desníveis que dão a aparência de um acabamento mal feito e podem causar acidentes.
Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.
Aqui na Arenito você encontra as melhores opções de acabamentos para a sua reforma e construção.