Estamos iniciando uma série sobre reforma. Afinal, sabemos que, com a quarentena, muita gente está tirando aquela reforma do papel. Você é um deles? Com essas dicas, não vai ter erro.
Neste post aqui, falamos sobre como escolher as cores utilizando o círculo cromático. Com as dicas de hoje, você vai poder aplicar esse conhecimento!
O assunto de hoje é o 60-30-10. Você já ouviu falar?
Escolher as cores dos seus ambientes pode ser um desafio. Afinal, é uma escolha que vai influenciar a sua sensação de aconchego e bem estar. Mas, como veremos, tudo se resume a equilíbrio.
Os números 60-30-10 se referem à porcentagem de cores no ambiente:
60%: cor predominante no ambiente.
30%: cor secundária.
10%: cor de realce.
A cor predominante geralmente é uma cor neutra, e se refere à cor das paredes e móveis mais pesados, como sofás, armários.
A cor secundária geralmente está em móveis menores, ou até mesmo em apenas uma parte da parede.
A cor de realce, que ocupa apenas 10%, é usada em objetos de decoração e outros acessórios menores. É aqui que você pode colocar uma cor de destaque, que chame atenção sem tornar o ambiente muito pesado.
Pode parecer estranho falar em números, mas não se trata de uma regra matemática, e sim uma noção geral de proporção. Afinal, é praticamente impossível medir essas porcentagens na prática!
Ah, e a ideia não é que seu ambiente tenha apenas 3 cores. Pelo contrário, trata-se apenas de predominância de certas cores para atingir um equilíbrio. Brincar com essa regra torna a decoração agradável e, ao mesmo tempo, instigante. Confira alguns exemplos:
60% preto, 30% madeira e 10% cores claras
60% cinza, 30% cores claras e 10% madeira e outros objetos decorativos.
Gostou de saber um pouco sobre a regra 60-30-10? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.
Exemplos retirados do site Claudia.