Quando entramos em um lugar com luz ambiente com luz indireta, mas abundante, sentimos calma e tranquilidade. Se o mesmo ambiente fosse banhado de forte luz fluorescente, isso nos causaria desconforto. Mas por quê?
Já falamos aqui sobre como a decoração molda sua experiência em um ambiente ao criar sensações. E a iluminação é um dos pontos principais para isso, talvez mais que os móveis ou acessórios decorativos. Uma luz mais baixa, indireta e amarelada pode criar um ambiente mais intimista, ao passo que uma iluminação direta, branca e abundante ativa nosso cérebro e permite que enxerguemos detalhes. Temos algumas dicas para você não errar nessa parte tão importante da decoração.
- Use mais de uma fonte de luz
É interessante ter mais de uma fonte de luz em um ambiente. Uma maneira de fazer isso é pensar por camadas de luz: iluminação de teto, de destaque, de tarefas. E brinque com os contrastes e sombras: a iluminação não precisa ser completamente uniforme – aliás, nem deve. Crie esses espaços em que as sombras sutilmente aparecem entre uma fonte de luz e outra. Assim, o ambiente ficará muito mais interessante.
- Pode pegar pesado na cozinha
Na cozinha, o que importa é que a iluminação seja abundante e com alto CRI (capacidade de a luz revelar fielmente as cores, em comparação a uma iluminação ideal). Não há necessidade de se preocupar tanto com ambiência. Todos os pontos-chave da cozinha precisam ter iluminação própria: a pia, os balcões, e, caso você tenha uma ilha, ela também deve ser iluminada. O propósito é que a iluminação seja extremamente funcional.
- Não se esqueça dos banheiros
Todo mundo já entrou em um banheiro com uma única lâmpada de teto, que cria sombras no rosto e não valoriza ninguém. O ideal para iluminar o espelho é criar duas fontes de luz simétricas, ao invés de uma central. Isso ajuda a iluminar seu rosto de maneira mais uniforme.
- Escolha boas lâmpadas
Boas lâmpadas, e que durem mais, podem ser mais caras. Mas o dinheiro gasto na compra é compensado na durabilidade e qualidade. Hoje em dia, as lâmpadas de LED são feitas de várias cores, e podem inclusive imitar a luz incandescente, que deixa os ambientes tão mais aconchegantes. As luzes mais frias podem servir para ambientes mais “utilitários”, e devem ser evitadas em salas de estar ou quartos. Quem sabe na despensa?
- Fique atento às funções de cada ambiente
Uma boa iluminação dá o tom do ambiente. Mas cada ambiente exige um tipo de iluminação ligado à sua função na casa. A iluminação da lavanderia não vai, ou não deveria, ser igual à do escritório, por exemplo. Um apartamento de planta aberta deve ter um circuito de iluminação diferente de uma casa tradicional. Brinque com as iluminações de tarefa, destaque e ambiente para criar uma iluminação funcional, bonita e interessante.
Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.
Aqui na Arenito você encontra as melhores opções de acabamentos para a sua reforma e construção.