Loja1 - 43 3274-6078 | Loja2 43 3152-6078 contato@lojaarenito.com.br
Você sabe escolher piso cerâmico ou porcelanato?

Você saberia escolher o piso para sua casa com segurança e confiança? Se você respondeu “não” a essa pergunta, não se preocupe. Você deve levar em conta diversos fatores, desde marcas e modelos até a possibilidade de aplicação em ambientes específicos. Afinal, existe um tipo de piso mais indicado para cada tipo de ambiente. E é justamente por isso que hoje vamos te ajudar nessa empreitada!

 

Piso frio?

O piso frio é aquele que é frio ao toque. É indicado para lugares mais quentes, porque contribui para diminuir a temperatura de um ambiente – mas o contrário também é verdadeiro: em lugares frios, esse tipo de piso contribui para deixar o ambiente ainda mais frio. Por isso, em localidades mais frias, é preferível colocar pisos quentes pelo menos nos quartos, para dar aconchego, pois possuem uma temperatura mais constante.

É especialmente utilizado em ambientes externos, pois também costumam ser resistentes à umidade e são mais fáceis de limpar. Piso cerâmico, porcelanato, granito, mármore e cimento queimado são alguns tipos de piso frio.

 

Diferenças entre piso cerâmico e porcelanato

A diferença entre esses dois tipos de piso vem principalmente de sua fabricação. A cerâmica passa por uma prensagem de argila úmida e é peneirada, é seca (nesse processo, ganha resistência) e, ao final do processo, recebe esmalte.

O porcelanato tem adições de diversos aditivos, como areia, componentes rochosos, porcelana, entre outros. Então, é submetido a temperaturas bastante altas. Quanto mais alta a temperatura a que o piso é submetido, mais resistente se torna. É por isso que o porcelanato é mais resistente que o piso cerâmico.

 

Esmalte

Para medir a resistência do esmalte, existe o índice PEI, que vai de 0 a 5. Quanto mais alto o índice, mais resistente. Quanto mais baixa a resistência do esmalte, menos vai tolerar atrito, por isso, os pisos com PEI 0 devem ser utilizados na parede, por exemplo. Se a circulação no ambiente for alta, o piso deve ter um PEI elevado.

 

Cor de fundo

A cor de fundo do piso revela o modo como foi fabricado: via úmida ou seca. O piso feito por via úmida recebe água em sua fabricação e costuma ter um fundo mais puxado para o cinza, e é menos poroso, isto é, absorve menos água. Isso o torna mais indicado para áreas úmidas, mas o preço desse piso é mais elevado. O piso feito por via seca não recebe água na fabricação e se torna mais poroso e com um fundo mais puxado para o avermelhado. Por isso, não é indicado para áreas úmidas ou externas, pois sua porosidade o deixa suscetível a manchas.

 

Coeficiente de atrito

O piso pode ser mais ou menos escorregadio, e isso é definido por seu coeficiente de atrito. Quanto maior o coeficiente de atrito, mais “áspero” o piso, e, quanto mais áspero, mais difícil é a limpeza do piso. Essas informações específicas são fornecidas pela própria loja.

 

Qualidade

Você também deve ficar atento à linha de piso que você está comprando. Existem pisos de maior ou menor qualidade, o que é medido pela classificação A, B ou C, em ordem decrescente de qualidade. Além de bom acabamento e qualidade, a classificação influencia diretamente no preço dos pisos. Por isso, os pisos mais nobres podem ser utilizados em áreas mais sociais da casa e os pisos mais simples, em áreas menos vistas.

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.

Aqui na Arenito você encontra as melhores opções de acabamentos para a sua reforma e construção.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *