A escolha do piso para áreas externas, como varanda, piscina, garagens e áreas de lazer, requer cuidados. Mesmo que esses espaços não sejam usados com frequência, aspectos como segurança, durabilidade, manutenção, conforto e estética precisam ser avaliados antes de qualquer decisão.
O piso cerâmico é uma das melhores opções para a varanda ou área externa.
A opção ideal deve ser considerada a partir de alguns aspectos, como tráfego intenso de carros ou pessoas, necessidade de drenagem da água da chuva ou grande incidência de sol no ambiente.
Já quem tem animal em casa deve levar em conta a facilidade de manutenção e limpeza. Piso cerâmico e porcelanato entram como boas opções, assim como madeira de demolição, mas com a aplicação de sinteco de boa resistência para não riscar com as patas dos animais. O ideal é que seja um piso antiderrapante para evitar problemas, caso entre água na varanda em dias chuvosos, por exemplo.
Madeira antiga de reciclagem dá aspecto rústico e charmoso à varanda
Já os materiais que imitam pedras ou grama sintética não ficam legais na varanda. Não formam uma composição harmônica para o tipo de ambiente e atmosfera que se deseja em uma varanda. Uma opção é colocar madeira antiga de reciclagem. Também é possível usar porcelanato rústico com deck de madeira de demolição para dar a aparência de rusticidade. Há, inclusive, decks prontos normalmente de 60 cm x 60 cm.
Para a área de churrasqueira, recomenda-se o uso de piso cerâmico ou porcelanato. Outro lugar que se deve evitar também pedra porosa porque a manutenção é difícil. Pedras naturais também são inviáveis, porém o granito flamingo é uma boa opção, tem uma aparência rústica, mas também é de difícil manutenção e na área da churrasqueira é inviável por impregnar gordura e dificultar a limpeza, sem contar que com o uso de produtos abrasivos e detergentes, logo a pedra perderá sua beleza..