Loja1 - 43 3274-6078 | Loja2 43 3152-6078 contato@lojaarenito.com.br
Reformar ou redecorar?

Uma casa nunca está pronta: está em constante transformação. Nossa relação com o mundo e com nós mesmos é dinâmica, e nosso lar inevitavelmente reflete isso. Nos posts anteriores, demos dicas sobre reforma, mas agora é o momento para dar um passo atrás e pensar sobre o tipo de mudança que você deve fazer.

Se você está decidido a fazer uma mudança, você precisa pensar o que exatamente quer fazer. Note que, muitas vezes, não precisamos fazer mudanças radicais, principalmente quando não há um planejamento anterior. Um simples rearranjo na organização dos móveis já dá uma cara nova para o ambiente. Isso, em termos técnicos, se chama mudança de layout.

Mas, caso você já tenha se planejado e se organizado financeiramente, precisa avaliar o que prefere, ou o que é mais viável no momento. Vamos fazer algumas considerações para te ajudar a pensar.

 

Qual das duas?

Uma reforma envolve mudanças maiores. Se você pretende, por exemplo, mudar revestimentos, derrubar uma parede, mudar os pontos elétricos ou mexer no forro, será uma reforma. Agora, se deseja apenas mudar a cara do ambiente sem fazer uma obra propriamente dita, então o ideal é apenas pensar em uma redecoração. Abaixo, daremos algumas dicas que valem para as duas!

 

O projeto

Essa é a parte principal. Pode parecer “demais” pensar em um projeto – afinal, você só queria fazer uma mudança rápida. Mas precisamos desmistificar a ideia de projeto como algo complicado, difícil ou caro. Um projeto nada mais é que a definição de um plano. Mesmo que você não contrate um profissional para te auxiliar e fazer uma planta, como um arquiteto ou um designer de interiores, você precisa saber exatamente o que pretende fazer antes de começar. Por incrível que pareça, muita gente faz reformas e redecorações no improviso. É como começar a cozinhar sem saber o que você está cozinhando: não faz sentido, faz?

 

Orçamento

Defina o quanto quer e pode gastar. Isso é muito importante para todas as próximas etapas. Por mais que você possa nem chegar a usar, é importante uma margem de segurança para imprevistos. E esses imprevistos nem sempre são problemas ou erros. Com muita frequência, o que ocorre é que, no decorrer da obra, a pessoa encontre materiais, objetos e móveis e decida comprar de maneira impetuosa. Caso isso aconteça, é importante ter folga no orçamento para que não haja prejuízo. E não se esqueça: se você vai se mudar durante a reforma (é o ideal), o aluguel deve entrar no orçamento!

 

Compre tudo com antecedência

Isso faz parte do planejamento. A obra anda muito mais rápido quando todos os materiais necessários já estão no local, prontos para serem usados. Isso inclui tintas, revestimentos, cerâmicas, metais. E evite escolher qualquer coisa por catálogos ou pela internet. O ideal é que você compre pessoalmente. Veja todas as opções disponíveis e escolha com tranquilidade. Assim, você saberá exatamente o que está comprando. Estoque os materiais onde puder: garagem, varanda, edícula. O importante é ter tudo antes de começar.

 

Indicação é tudo

Se você escolheu fazer a reforma ou redecoração por conta própria para economizar no projeto, não economize na mão de obra. E recorra a todos os seus amigos e familiares, peça por contatos de bons profissionais especializados em cada área – marceneiro, azulejista, serralheiro, entre outros. Muito provavelmente os melhores profissionais cobram um pouco mais caro, mas você poderá ter a tranquilidade de que será um serviço bem feito.

E não tenha pressa. Curta o processo!

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog, curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Instagram.

Aqui na Arenito você encontra as melhores opções de acabamentos para a sua reforma e construção.

 

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *